POR QUE UMA MÍDIA RESENHA?
A escolha pela mídia resenha e não simplesmente uma resenha é fundamentada no conceito introduzido por Franco e Tonus para esta produção. É uma forma de dar um tratamento diferenciado ao conhecimento, com o intuito de "discutir os processos interativos e integrativos das tecnologias de informação e comunicação e a cultura; e compreender o movimento atual de convergência das mídias e sua repercussão nos processos comunicativos" (FRANCO; TONUS, 2016). Nesse sentido, este projeto não é apenas uma resenha, mas sim uma MÍDIA RESENHA INTERATIVA, uma vez que você, leitor, pode interagir com o blog, seja por meio do quiz, do glossário, da linha do tempo, do vídeo, dos hiperlinks ou da própria caixa de comentários. A ideia é fazer a experiência da mídia resenha ainda mais imersiva, que gere entusiasmo e que a leitura seja prazerosa e dinâmica.
REFERÊNCIAS
CASTELLS, M. A cultura da virtualidade real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência de massa e o surgimento das redes interativas. In: ___. A sociedade em rede: Era da informação, v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2012.FRANCO, Aléxia Pádua e TONUS, Mirna. Leitura e produção de mídias-resenhas na apropriação de conceitos envolvidos nas tecnologias contemporâneas de comunicação e educação por estudantes de Jornalismo. Revista Brasileira de Ensino do Jornalismo – REBEJ. Brasília, v. 6, n. 19, p. 191-203, jul./dez. 2016. Disponível em <http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/view/473/288.> Acesso em 20 jun. 2017.
GUIA DO ESTUDANTE. Saiba mais sobre o livro 1984, de George Orwell. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/saiba-mais-sobre-o-livro-1984-de-george-orwell/>. Acesso em 16 jun. 2017.
INFOESCOLA. George Orwell. Disponível em: www.infoescola.com/escritores/george-orwell. Acesso em 13 jun. 2017.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002. Pp. 246-262 (Capítulo VII - O imaginário da cibercultura. Entre neoludismo, tecnoutopia, tecnorealismo, tecnossurrealismo; Conclusão – Cibercultura)
NOELLE-Neumann, Elisabeth. Pesquisa eleitoral e clima de opinião. Opinião Pública, Vol. I, n. 2, Campinas, Dezembro 1993, p. 47-96.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011. pp.51-74
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007
0 comentários:
Postar um comentário